ASPECTOS GEOGRÁFICOS

Clima: Localizada em uma região de clima Tropical, a temperatura média anual é de 30°C com correntes de ar frio, vindos da Região Sul do país, nos meses de Junho a agosto. O clima é classificado como AW.

Regime Pluviométrico: Período das secas: maio a agosto. Período das águas: setembro a abril, apresentando uma pluviosidade média entre 1.800 a 2.200 mm anuais.

Altitude: 430 m acima do nível do Mar.

Superfície: 7.484 Km²

Relevo: É constituído por uma formação de planalto denominada Serra do Roncador, pela planície denominada Depressão do Araguaia e por planícies da Bacia do Xingu. O relevo predominante é suavemente ondulado, ocorrendo em menor escala o relevo plano e ondulado. Eventualmente ocorre relevo montanhoso.

Solos: O solo predominante é o Latossolo Vermelho Amarelo entre 20 e 40% de argila. Também são encontrados Lateríta Hidromórfica, Solos Cocrecionários, Latossolo Vermelho Escuro, Areia Quartzosa entre outros.

Hidrografia: A Serra do Roncador, serve esta de divisor de águas das bacias do Rio Araguaia e Xingu, sendo a primeira responsável pela drenagem da porção leste e a segunda da parte centro-oeste.

A Bacia do Araguaia é constituída pelo Rio das Mortes que drena toda a porção leste, desenvolvendo o seu curso no sentido norte-sul. Dentre os seus principais afluentes destacam-se  os Rios Borecaia, Areões, Agua Suja e Curuá. O Rio das Mortes, banhando a Depressão do Araguaia, caracteriza-se como rio de planície e constituirá importante via de navegação a partir do início dos trabalhos da Hidrovia Rio das Mortes-Araguaia-Tocantins

Integram a Bacia do Xingu, neste município, o Rio Couto Magalhães (afluente do Culuene) que banha a porção ocidental da área, e o rio Sete de Setembro que serve toda a parte central do território.

Documentário do Roncador

Publicidade

[adrotate group="1"]