ORIGEM DA REGIÃO

Serra do Roncador (Vale do Araguaia)

Os fósseis marinhos encontrados sâo mais antigos que fosseis de dinossauros, visíveis no Vale do Araguaia, junto ao distrito de Cachoeira da Fumaça , no municípios de Campinápolis e Barra do Garças. Em Barra do Garças são encontrados no Colégio Agrícola de Barra do Garças e sobre a Serra da Barra, onde observa-se uma rica jazida de fosseis marinhos, contendo conchas de moluscos biválvios , Corais , trilobitas , ostreas , gastrópodes e muitos outros. Visualizados em uma ampla áreas do Vale do Araguaia.

No Vale do Araguaia, encontramos alguns fosseis dos grandes repteis “os dinossauros”. A maioria no município de Barra do Garças e General Carneiro. Com um reinado de 160 milhões, os dinossauros misteriosamente há 65 milhões de anos desaparecem do planeta para sempre. Porem em muitas regiões ficaram seus registros como pegadas, fosseis etc. Muito tentam explicar esse sumiço repentino através de teorias sobre essa extinção em massa, algumas explicações absurdas e outras bastante convincentes.

No Brasil se destacou a preguiça gigante, Antarctosaurus, Gondwanatitan, mastodontes, pterossauros e outros, porem poucas foram as espécies descritas até hoje. Mas os especialistas acreditam que nosso país foi habitado por uma inúmera variedade desses animais. Um fato interessante sobre nossa paleofauna é de que quase todos os dinossauros descobertos aqui ou são da Paleozóica dos períodos Triássico e Cretáceo. E o Vale do Araguaia como o próprio Brasil se destaca com fosseis destes períodos e não do Jurássico como Europa e outras áreas.

Publicidade

[adrotate group="1"]