GRUTA PORTAL DO RONCADOR E GRUTA SANTA TEREZINHA

As grutas, Santa Terezinha e Portal do Roncador, fazem parte de um mesmo sistema. Uma ampla câmara inicial se abre em vários túneis e outras câmaras. Uma destas câmaras abriga um mobiliário de pedra muito interessante, semelhante aos modernos. Outra delas tem no centro uma formação de estalactites e estalagmites com forma de imensa árvore, com uma espécie de parlatório no alto e um dos túneis não se consegue chegar ao final, pois qualquer forma de iluminação utilizada se apaga. Quem viveu ali? Para onde vai o túnel?

A evolução de um vale em meio ao morro onde elas se encontram serviu para seccionar a gruta maior em duas. Hoje encontram-se separadas por algumas dezenas de metros. São grutas profusamente ornamentadas de espeleotemas, alguns deles evidenciando eventos de deposição e remoção de sedimentos; e pode-se encontrar no extremo da Gruta Portal do Roncador, um pequeno lago de pouca profundidade na seca (3,5m) e águas levemente leitosas. Em período de chuva, o único em que foi possível observar durante o período da pesquisa, a água se apresentava com um aspecto azul leitoso, como jamais observado por este autor em outros cenários cársticos brasileiros, cujas grutas alagadas apresentam uma cor azul típica, mas sem o aspecto leitoso. Na seca, o aspecto leitoso quase desaparece. A oscilação do nível freático, que ultrapassa 2 m entre a seca e a estação chuvosa, parece estar relacionada a fraturas e fissuras de pequeno porte, ocultas entre os sedimentos do fundo do lago, já que no mergulho de prospecção não foi observado nenhum conduto.

É um local escolhido e determinado pelos Mestres da Grande Fraternidade Branca para manifestações energéticas. Este local tem sido preservado ao longo do tempo por guardar características muito especiais no sentido místico e de grande importância para este momento de transformação planetária. Situado dentro de uma grande caverna na Serra do Roncador, entre os paralelos 14 e 15, no planalto Central do Brasil. Região onde se encontra uma das mais importantes reservas ecológicas do Brasil, também chamada Chacra do Planeta e Portal de Aquarius. Local determinado para o reencontro dos Filhos do Sol e ponto de ligação com Machu Pichu, através da “grande estrada”

Documentário do Roncador

Publicidade

980x70_Windows 8.1